top of page

Gentileza Gera Gentileza

  • João Eduardo Dutra
  • Jul 16, 2018
  • 2 min read

José Datrino, mais conhecido como Profeta Gentileza (Cafelândia, 11 de abril de 1917 – Mirandópolis, 29 de maio de 1996), foi uma personalidade urbana carioca, espécie de pregador, que se tornou conhecido por fazer inscrições peculiares nas pilastras do Viaduto do Gasômetro. Andava pela Zona Central da cidade do Rio de Janeiro com sua túnica branca e longa barba.

O profeta grafitava, por assim dizer, nos pilares do Viaduto do Gasômetro palavras de amor e esperança para a população do Rio de Janeiro que passavam pela área. O homem era considerado um andarilho, pois caminhava pela cidade vestido em sua túnica branca e sua longa barba, espalhando seus ensinamentos para quem quisesse lhe ouvir.

“A verdadeira gentileza é perfeito conforto e liberdade. Ela simplesmente consiste em tratar os outros exatamente como você adoraria ser tratado.” (Profeta gentileza)

Murais

O profeta escreveu em 56 pilares do Viaduto do Gasômetro que pegam do cemitério do Caju até o terminal rodoviário. Gentileza escolheu usar as cores verde e amarela para representar a bandeira brasileira, o que foi uma característica de todos os seus murais que trazem seus ensinamentos.

Os grafites já foram vandalizados e até apagados pelo governo, mas sua importância cultural para a cidade é tão grande que eles já passaram por duas restaurações e foram tombados como patrimônio histórico e cultural. O desrespeito com a arte de rua é uma constante no país, que não respeita até um de seus maiores símbolos.

Essas são algumas imagens dos artistas liderados pelo professor da Universidade Federal Fluminense, Leonardo Guelman, trabalhando na restauração dos murais, que já haviam sido restaurados antes pelo fato de apresentarem pichações. Dessa vez, no entanto, ficou claro o respeito dos pichadores, pois o maior motivo desse projeto acontecer foi pelo deterioramento das pinturas, que apresentavam pouquíssimas pichações em cima delas.

Todos os grafites foram feitos, originalmente, pelo profeta com apenas o seu pincel, toda a escrita foi a mão com sua letra característica, nas cores da bandeira brasileira. Sua escrita ficou tão famoso que acabou por dar origem há diversos produtos e até uma fonte de letras de computador. Assim como outros grafiteiros, Gentileza só queria passar sua mensagem através de sua arte, podendo assim compartilhar um pouco de sus pensamentos com a sociedade. Hoje ele é lembrado como um ícone da cidade maravilhosa, mas assim como muitos outros, ele também sofreu recriminação em sua arte e foi confundido com um criminoso por ela.

Esses são só alguns exemplos de como a mensagem do profeta é carregada até hoje, mostrando assim que devemos ter respeito com essa arte, porque é mais que provável que ela nos diga algo importante.

"Sou maluco para te amar e louco para te salvar!" (Profeta gentileza)

Bibliografia:

<https://pt.wikipedia.org/wiki/Profeta_Gentileza> acesso 16 de julho de 2018

<https://oglobo.globo.com/rio/projeto-recupera-os-56-paineis-de-gentileza-pintados-em-pilares-de-viadutos-da-cidade-2817194> acesso 15 de julho de 2018

<https://www.revistaprosaversoearte.com/gentileza-gera-gentileza-profeta-gentileza-jose-datrino/> acesso 15 de julho de 2018

<https://docs.google.com/file/d/0B4TwUEiY1P4zMzBlOTgwNmQtMjdiYS00MDhmLWFmYjEtZjZmOTJmZTQzM2U0/edit?hl=en_US&pli=1> acesso 15 de julho de 2018

<https://www.mensagenscomamor.com/mensagem/208059> acesso 15 de julho de 2018

 
 
 

Comments


  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2018 by Mundo do Grafite. Proudly created with Wix.com

bottom of page