top of page

Curiosidades sobre o Grafite e alguns estilos

Ainda hoje, o grafite é muito marginalizado na opinião pública, por ser confundido com pichação. Porém, mesmo sofrendo rejeição de uma parte da sociedade, esse tipo de arte cresce a cada dia, conquistando espaços que antes eram inimagináveis. Por isso, vamos listar algumas curiosidades sobre o grafite e seu universo:

  • A mais antiga representação de Jesus é um grafite de um homem que venerava um homem crucificado com a cabeça de um jumento, acompanhado pela legenda “Alexamenos adora seu Deus”.

  • Em 2005, o Facebook contratou o grafiteiro David Choe para pintar murais em seu novo espaço de escritório. Choe aceitou as ações do Facebook em vez de um pequeno pagamento em dinheiro de vários milhares de dólares, e quando o Facebook abriu seu capital em 2012, seu pagamento pelos murais aumentou para 200 milhões de dólares.

  • A Rosa Branca foi um grupo de resistência intelectual não-violento na Alemanha nazista que propagou pichações anônimas e cujos principais membros foram decapitados após serem pegos.

  • Os romanos deixaram grafites esculpidos nas pirâmides como “Eu não gostei de nada além do sarcófago” e “Eu não posso ler os hieróglifos”.

  • Alguns termos e gírias utilizadas pelos artistas do mundo do grafite e hip hop: • Grafiteiro/writter: o artista que pinta. • Bite: imitar o estilo de outro grafiteiro. • Crew: é um conjunto de grafiteiros que se reúne para pintar ao mesmo tempo. • Tag: é a assinatura de grafiteiro. • Toy: é o grafiteiro iniciante. • Spot: lugar onde é praticada a arte do "grafitismo".

  • Em outubro de 2016, foi inaugurado o primeiro museu de street art do mundo. A criação do “Art 42”, museu dedicado exclusivamente ao grafite em Paris, é um marco para a consolidação dessa manifestação no cenário artístico. Artistas renomados como Banksy, Bom.K, e Miss Van expõem suas obras no local.

  • A palavra graffiti é na verdade o plural de graffito.

ESTILOS DE GRAFITE

O grafite faz parte de uma gama de atividades que englobam o que chamamos de intervenção artística, ou seja, toda arte que carregue consigo algo lúdico. Abrangendo vários estilos, a arte traz alguns exemplos:

Trown-up – Geralmente são usadas poucas cores, mas com bastante contraste entre si. Normalmente não se pinta o fundo e as letras desenhadas têm formato arredondado, o que torna sua escrita mais rápida. Estilo situado entre o "tag"(assinatura de rua) e o bombing.

3D – Esse tipo de desenho forma uma imagem que dá a impressão de volume e realismo. É o estilo mais difícil entre todos, pois exige uma compreensão de perspectiva, luz e sombra, aplicadas à técnica com spray, que trabalha essencialmente com a questão da profundidade. Parece muito com desenhos computadorizados, por isso pode ser chamado de grafite virtual.

Freestyle – O estilo livre inclui todas as criações do grafite, misturando letras, desenhos e tags (assinaturas). Spray, latex, canetão, colagem de stickers, são algumas das formas e materiais usados nessa categoria da arte. Freestyle também pode ser o grafite feito sem esboço.

Silver Piece – É o grafite feito com tinta cromada, muito usada em veículos, produzindo um efeito de brilho e vida na obra.

Produção – Um painel feito por dois grafiteiros formando, na maioria das vezes, um só contexto, uma mesma ideia ou tema. Uma grande produção pode durar, horas dias e até semanas. Um exemplo muito conhecido é o mural "Etnias", realizado pelo brasileiro Eduardo Kobra para a Rio 2016, no Boulevard Olímpico da Praça Mauá.

Wild Style – É o estilo de letras trançadas que utilizam mais cores e que chegam até dificultar a leitura, principalmente de quem não está envolvido com o grafite.

Bibliografia:

<https://brasilescola.uol.com.br/artes/grafite.htm> Acesso em: 14 de jul.2018

<http://brasilaromaticos.com.br/app/webroot/blog/cultura-a-arte-do-grafite/> Acesso em: 14 de jul.2018

<https://www.listadecuriosidades.com.br/diversos/17-curiosidades-sobre-o-graffiti/> Acesso em: 15 de jul.2018

bottom of page